Políticas
Política de Brindes e Presentes
Esta Política tem por objetivo estabelecer as diretrizes, orientar e auxiliar a conduta dos colaboradores da COPASA MG quanto ao recebimento de brindes, presentes, convites, ingressos para entretenimentos, refeições, hospitalidades e cortesias nas suas relações profissionais, visando evitar a concessão de favorecimentos ou privilégios indevidos, bem como a ocorrência de desvios de conduta, conflito de interesses e outros atos irregulares ou ilícitos.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Compliance Anticorrupção
Esta Política tem por objetivo contribuir de forma efetiva para a identificação e mitigação de riscos de atos lesivos praticados contra a COPASA MG, tais como desvios, fraudes e irregularidades, estabelecendo diretrizes que orientem seus colaboradores, administradores, membros de comitês, conselheiros fiscais, acionistas e demais partes interessadas para a adoção de elevados padrões de integridade, legalidade e transparência, em conformidade com o Sistema de Gestão de Compliance (SGC) da COPASA MG e com o disposto na Lei Federal n.º 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção e no Decreto Estadual n.º 46.782/15.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Conflito de Interesses
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes e orientar na identificação, declaração e tratamento de situações que possam caracterizar conflitos de interesse reais ou potenciais.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Contratação de Serviços de Auditoria Independente e Extra-auditoria
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes para a contratação de serviços de auditoria independente e de serviços extra-auditoria, assegurando a adequação à legislação pertinente e às boas práticas de gestão em governança corporativa, contribuindo para a qualidade e independência na execução dos trabalhos contratados.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Controles Internos
Esta Política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades, visando ao fortalecimento e funcionamento do Sistema de Controles Internos da COPASA MG.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Defesa da Concorrência
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes para prevenir a ocorrência de infrações à Lei Federal nº 12.529/2011, que trata da Estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, em atividades desenvolvidas pela COPASA MG.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Dividendos
Esta Política tem por objetivo definir as práticas adotadas pela COPASA MG quanto à remuneração dos acionistas, de modo a dar transparência ao mercado e aos investidores, proporcionando-lhes previsibilidade nos rendimentos e buscando atender aos melhores padrões de Governança Corporativa.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Divulgação e Negociação
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes, procedimentos e responsabilidades, no que se refere à identificação, manutenção da confidencialidade e divulgação adequada de informações que possam constituir Atos ou Fatos Relevantes, ao correto contato dos(as) representantes da Companhia com a mídia e a sociedade e à negociação de Valores Mobiliários emitidos pela Companhia.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Doações e Patrocínios
Esta Política tem por objetivo estabelecer as diretrizes para a realização de doações e patrocínios, visando garantir o mais elevado padrão de transparência, integridade e legalidade e prevenir a ocorrência de atos ilícitos em decorrência da utilização ou repasse inadequados de recursos da Companhia.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Due Diligence de Integridade
Esta Política tem por objetivo estabelecer princípios e diretrizes para evitar a ocorrência de atos lesivos contra a COPASA MG e, por conseguinte, garantir que a execução dos contratos e que as operações estejam em conformidade com a lei e normativos; reduzir os riscos de integridade inerentes aos contratos e aos processos de fusão, aquisição e reestruturação societária, para maior segurança e transparência na sua consecução; obter melhores desempenhos e garantir a qualidade nas relações contratuais e nas operações societárias; e reduzir os riscos de integridade inerentes à indicação de pessoas para ocupar os cargos de membros estatutários e cargos comissionados na Companhia.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Gestão de Energia
Esta Política tem por objetivo contribuir de forma efetiva para o uso adequado da energia na COPASA MG, estabelecendo princípios, diretrizes, responsabilidades e orientando as ações para otimizar a demanda energética, e reduzir o desperdício de água, energia, emissão de gases de efeito estufa e despesa com energia elétrica.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação
Esta Política tem por objetivo garantir a continuidade dos serviços prestados à população de uma forma geral ao estabelecer princípios, conceitos, diretrizes e responsabilidades por meio de um planejamento de atividades que, sob a coordenação da Superintendência de Telecomunicações e Informática, tem a finalidade de orientar o restabelecimento funcional da base de dados, arquivos, serviços ou atividades da Companhia, provocado por qualquer incidente de segurança cibernética e da informação, de forma que estes sejam tratados adequadamente, bem como reduzido, ao máximo, os impactos provocados para o negócio da Companhia.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Gestão de Riscos Corporativos
Esta Política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados nas atividades relacionadas à gestão dos riscos corporativos da Companhia e orientar as ações para a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Gestão de Segurança de Barragens de Água
Esta Política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes, responsabilidades e padrões de segurança de barragens de água, para que sejam seguidos pelos colaboradores, de forma a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Governança Corporativa
Esta Política tem por objetivo consolidar os princípios, diretrizes e as melhores práticas de gestão pelos quais a COPASA MG é dirigida e monitorada.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Indicação e Elegibilidade
Esta Política tem por objetivo definir os princípios, critérios e vedações a serem observados para indicação de membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Mudanças Climáticas
Esta Política tem por objetivo estabelecer as diretrizes para que a COPASA MG gerencie suas atividades e operações, considerando as Mudanças Climáticas.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Participações Societárias
Esta Política tem por objetivo estabelecer as diretrizes para a participação da Companhia, como minoritária, em sociedade empresarial, elencando as práticas de governança corporativa a serem observadas, visando alcançar resultados sustentáveis no longo prazo, ajustados a níveis de riscos e controles adequados para a COPASA MG.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Privacidade
Esta Política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades, para que os titulares possam disponibilizar seus dados pessoais, com a devida segurança, nos sistemas informatizados e nos aplicativos da Companhia.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Proteção de Dados Pessoais
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes para uniformizar os procedimentos da COPASA MG, no que concerne ao tratamento de dados pessoais em seus processos e à proteção desses dados, além de disseminar a cultura de segurança dessas informações em consonância com os seguintes princípios: legalidade, lealdade, transparência, integridade e confidencialidade.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Relacionamento com Agentes Públicos
Esta Política tem por objetivo estabelecer as diretrizes de conduta a serem adotadas pela COPASA MG para regular a comunicação e o relacionamento com agentes públicos.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Remuneração
Esta Política visa estabelecer os critérios para definição da remuneração dos(as) Administradores(as) (membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva), dos membros do Conselho Fiscal, dos membros do Comitê de Auditoria Estatutário e dos empregados(as) da COPASA MG.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Reuniões
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes para a realização de reuniões entre os colaboradores da Companhia e outras partes.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Segurança da Informação
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes e competências para uniformizar os procedimentos da COPASA MG no que concerne ao planejamento, implementação e controle de ações relacionadas à proteção e segurança das informações geradas, recebidas e tratadas no âmbito da Companhia, atendendo a padrões nacionais e internacionais e aspectos regulatórios relacionados ao tema.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Sustentabilidade
Esta Política tem por objetivo estabelecer as diretrizes para que a COPASA MG gerencie suas atividades e operações, em conformidade com as orientações ESG, considerando os aspectos sociais, ambientais, econômico-financeiros e de governança, com o fim de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a preservação do meio ambiente, baseando-se na ética e excelência, visando à perenidade do negócio.
Clique aqui para acessá-la.
Política de Transações com Partes Relacionadas
Esta Política tem por objetivo estabelecer diretrizes e critérios a serem observados quando da ocorrência de transações envolvendo partes relacionadas, procedimentos para situações que possam envolver conflito de interesses, competências para identificação e divulgação das transações ocorridas e garantir a aderência aos preceitos legais e às melhores práticas de governança corporativa.
Clique aqui para acessá-la.
Plano de Integridade
Plano de Integridade
Este plano tem por objetivo buscar o comprometimento com a integridade por parte de todos os colaboradores, administradores, membros de comitês, conselheiros fiscais e acionistas da COPASA MG, bem como de seus fornecedores, prestadores de serviços, autoridades públicas, representantes de agências reguladoras e de qualquer outra parte com quem mantenha relação contratual.
Clique aqui para acessá-lo.
Regulamento de Proteção a Informações
Regulamento de Proteção a Informações – Sigilos Estratégico, Comercial e Industrial
Este Regulamento tem por objetivo estabelecer critérios para a definição das informações que devem ser protegidas pelos sigilos estratégico, comercial e industrial, bem como orientar administradores, gestores e empregados da COPASA MG e suas subsidiárias quanto a sua disponibilização.
Clique aqui para acessá-lo.