A Assembleia Geral, convocada e instalada de acordo com a Lei Federal nº 6404/1976 (Lei das Sociedades Anônimas) e o Estatuto Social, tem poderes para decidir todos os negócios relativos ao objeto da Companhia e tomar as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento.
A Assembleia Geral reúne-se, ordinariamente, dentro dos quatro meses seguintes ao término de cada exercício social e, extraordinariamente, sempre que os interesses sociais o exigirem, observadas em sua convocação, instalação e deliberação as prescrições e disposições legais pertinentes.
Órgão de deliberação colegiada, responsável pela aprovação das políticas e diretrizes gerais dos negócios da Companhia, incluindo sua estratégia de longo prazo. O Conselho de Administração da Copasa será composto por no mínimo 7 (sete) e no máximo 11 membros, dos quais um será o Presidente e outro o Vice-Presidente, todos eleitos pela Assembleia Geral e por ela destituíveis a qualquer tempo.
O Conselho de Administração da Copasa reúne-se, ordinariamente, 1 (uma) vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário, preferencialmente na sede da Companhia, admitidas reuniões por meios remotos, na forma de seu Estatuto Social. As reuniões somente se instalarão com a presença da maioria de seus membros em exercício, sendo que qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros presentes, observados os casos de ausências temporárias e vacâncias, nos termos do Estatuto Social da Copasa, cabendo ao Presidente do Conselho de Administração o voto de qualidade.
A seguir, composição atual do Conselho de Administração, cujo prazo de gestão expirará na Assembleia Geral Ordinária – AGO do exercício de 2024:
Hamilton Amadeo
Presidente do Conselho de Administração – Conselheiro Independente
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins – SP.
Experiência Profissional: CEO do Grupo MARQUISE de 06/2023 em diante. VIRTU GNL S.A. – Membro do conselho consultivo de 06/2023 em diante e CEO e cofundador da holding especializada em gás natural liquefeito (GNL) de 04/2022 a 05/2023. AEGEA Saneamento S.A. – CEO de 07/2010 a 04/2020 e Presidente do Conselho de Administração de 07/2012 a 02/2018. Diretor-Presidente da CIBE Participações S.A. de 01/2006 a 06/2010. Diretor de Engenharia da Rodovias das Colinas S.A. de 03/2004 a 12/2005. Diretor de Gestão da ECOVIAS dos Imigrantes S.A. de 05/1998 a 12/2003.Diretor de Orçamentos e Propostas de 03/1993 a 04/1998 e Gerente de Obras de 08/1983 a 02/1993 da C.R. ALMEIDA S.A. Engenharia e Construções.
Guilherme Augusto Duarte de Faria
Conselheiro
Data da Eleição: 02/06/2023
Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. MBA Executivo em Petróleo e Gás pela AVM Faculdade Integrada. Pós-graduado em Gestão Pública e Legislação Urbana pela Universidade Cândido Mendes.
Experiência Profissional: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, servidor de carreira do Estado de Minas Gerais, atuou na gestão das empresas estatais de Minas Gerais vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e suas subsidiárias. Exerceu diversos cargos de chefia na administração direta e indireta do Governo Estadual, sendo a última colocação, o posto de Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico. Foi membro do conselho fiscal de Renova Energia, Codemge, Copasa, Gasmig e atualmente é membro do conselho de administração de Santo Antônio Energia. Possui experiência em regulação de serviços públicos, gestão administrativa, financeira e de projetos, e histórico de atuação em desenvolvimento econômico com destaque nas áreas de energia, meio ambiente e mineração.
Helio Marcos Coutinho Beltrão
Conselheiro Independente
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC Rio. Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Columbia Business School, com distinção Beta Gamma Sigma.
Experiência Profissional: Presidente da LVM Editora de livros e da Sextante Investimentos – Participações. Membro do Conselho de Administração das seguintes Companhias: Grupo Ultra (Ultra S.A) – distribuição de gás de cozinha, combustível, farmácias e armazenamento – Representante da Christy Participações; Metalfrio – refrigeradores e coolers; e da Restoque – Moda e Varejo. Presidente do Instituto Ludwig von Mises Brasil – Think Tank, entidade sem fins lucrativos.
Jaime Leôncio Singer
Conselheiro Independente
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Administração de Empresas pela Harvard Business School.
Experiência Profissional: Diretor de Estratégia, Novos Negócios e Data Analytics da Cielo S.A. (2016 – 2019); Presidente do Conselho de Administração da Orizon S.A. (2016 – 2919); Membro Independente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Finanças da CI&T Software S.A. (2019 – 2019); Membro do Conselho de Administração da Fertilizantes Tocantins S.A. (2016 – 2020); Membro Independente do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (2020 – 2021); Membro Independente do Conselho de Administração da CMB – Casa da Moeda do Brasil (2020 – 2021); Membro do Conselho de Administração da Supervia Concessionária de Transporte Ferroviário (2021 – 2021); Membro do Conselho de Administração da Neo On Business Ltd/Neoway – Big Data e Inteligência Artificial (2021 – 2021); Membro Independente (especialista em finanças) do Conselho Consultivo da Anidro do Brasil (Centroflora) – Indústria farmacêutica/fitofármacos (2017 –2021); Membro Independente do Conselho de Administração da Petrobras Transporte S.A. – Transpetro (2020 – 2022); Membro Independente do Conselho de Administração da Naturgy/Companhia Estadual de Gás do Rio de Janeiro (2020 – 2023). Membro Independente (especialista em Finanças) do Conselho Consultivo e Coordenador do Comitê de Auditoria, Finanças e Riscos da Araguaia (2020 – Presente); Membro do Conselho de Administração e Membro do Comitê não estatutário de Estratégia, Governança e Recursos Humanos da Transmissora Aliança de Energia Elétrica – Taesa (2021 – presente); Membro do Conselho de Administração, membro do Comitê não estatutário de Desinvestimentos e Investimentos e membro do Comitê não estatutário de Riscos da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Cemig D e Cemig GT (2022 – presente); Coordenador do Comitê não estatutário de Finanças e M&A da Cruzeiro do Sul Educacional (2022 – presente); Membro Independente do Conselho Consultivo da Socicam (2022 – presente); Membro Independente do Comitê não estatutário de Riscos e Compliance do Banco Santander (2022 – presente); Membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê não estatutário de Finanças e M&A da Duas Rodas Industrial S.A. (2023 – presente). Consultor independente (2015 – presente).
Marcelo Souza Monteiro
Conselheiro Independente (Eleito pelos Acionistas Minoritários)
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Economia pela PUC/RJ.
Experiência Profissional: TRIUNFO Participações: membro do Conselho de Administração (2010 – 2019); Equatorial: membro Independente do Conselho de Administração (2015 – 2019); Light: membro do Conselho Fiscal (2020 – 2021). Eletrobras: membro do Conselho Fiscal (2023 – atual).
Márcia Fragoso Soares
Conselheira
Data da Eleição: 15/09/2023
Graduada em Engenharia Civil – Faculdades Reunidas Nuno Lisboa. Especialista em Geotecnia – COPPE UFRJ. Mestrado em Engenharia de Transportes – COPPE UFRJ. MBA em Gestão Empresarial – FGV/RJ.
Experiência Profissional: Experiência de mais de 30 anos de carreira, desenvolvida principalmente nas áreas de geotecnia e infraestrutura de transporte, tendo atuado como Executiva em empresas de médio e grande porte, como Arteris S.A. e Invepar S.A. Na Autopista Fernão Dias, do grupo Arteris, exerceu o Cargo de Diretora Operacional como principal administradora da Companhia. Atuando junto ao grupo Pátria Investimentos, na função de Consultora, teve participação direta na elaboração da proposta vencedora do grupo – Lote D – Centro Oeste Paulista, Entrevias S.A. No Biênio 2019-2021, atuou como Conselheira de Administração Suplente na Vale S.A. Atual membro do Conselho Fiscal da Localiza & Co. (2023 em diante).
Robson Guedes Campos
Conselheiro Representante dos Empregados
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Administração pela Faculdade de Administração da Fundação Educacional Nordeste Mineiro – Teófilo Otoni – MG. Especialista em Gestão Contábil e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros.
Experiência Profissional: Exerce atualmente a função de Assistente Administrativo na Unidade de Serviços de Expansão Norte; Gerente do Distrito Regional de Salinas (04.2016 a 11.2019); Coordenador Administrativo e de Planejamento da COPANOR (04.2013 a 03.2016), cedido pela COPASA-MG; Encarregado do Setor de Recursos Humanos no Distrito Regional de Salinas; Auxiliar Administrativo Distrital, no Distrito Regional de Teófilo Otoni.
Regimento Interno do Conselho de Administração (aprovado pelo Conselho de Administração em 24/03/2022)
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A Diretoria Executiva é responsável pela administração dos negócios sociais da Companhia e, no exercício dessa função, deve cumprir e fazer cumprir as leis, as regras do Estatuto Social, as deliberações da Assembleia Geral e do Conselho de Administração, o seu Regimento Interno e as boas práticas de governança corporativa, em proveito da Companhia e do interesse público que justificou a sua criação.
A Diretoria Executiva será composta por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, eleitos pelo Conselho de Administração, que definirá suas áreas de atuação e atribuições.
As reuniões ocorrerão ordinariamente uma vez por semana e, extraordinariamente, sempre que necessário. As convocações devem ser feitas pelo Diretor-Presidente, com antecedência mínima de 2 (dois) dias, mediante envio da pauta e respectivos documentos aos diretores. As reuniões serão instaladas com a presença da maioria de seus membros em exercício e presididas pelo Diretor-Presidente. As deliberações serão tomadas por maioria de votos dos presentes e, em caso de empate, caberá ao Diretor-Presidente o voto de qualidade.
A seguir composição atual da Diretoria Executiva, cujo prazo de gestão expirará na data da primeira reunião do Conselho de Administração a ser realizada após a AGO do exercício de 2025:
Guilherme Augusto Duarte de Faria
Diretor-Presidente
Data da Eleição: 25/05/2023
Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. MBA Executivo em Petróleo e Gás pela AVM Faculdade Integrada. Pós-graduado em Gestão Pública e Legislação Urbana pela Universidade Cândido Mendes.
Experiência Profissional: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, servidor de carreira do Estado de Minas Gerais, atuou na gestão das empresas estatais de Minas Gerais vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e suas subsidiárias. Exerceu diversos cargos de chefia na administração direta e indireta do Governo Estadual, sendo a última colocação, o posto de Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico. Foi membro do conselho fiscal de Renova Energia, Codemge, Copasa, Gasmig e atualmente é membro do conselho de administração de Santo Antônio Energia. Possui experiência em regulação de serviços públicos, gestão administrativa, financeira e de projetos, e histórico de atuação em desenvolvimento econômico com destaque nas áreas de energia, meio ambiente e mineração.
Carlos Augusto Botrel Berto
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Data da Eleição: 25/05/2023
Graduado em Ciências Econômicas pela PUC Minas. MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Experiência Profissional: Executivo com mais de 28 anos de experiência liderando Corporações Multinacionais nos setores de auditoria, mineração e serviços. Atuou como Presidente e CEO da BrasAgro, Diretor Financeiro na Jaguar Mining Inc., e atuou como Diretor Financeiro na Imerys do Brasil. Exerceu a função de Controller na Imerys Ceramics nos EUA.
Cleyson Jacomini de Sousa
Diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação
Data da Eleição: 25/05/2023
Graduado em Administração de Empresa pela PUC Minas. MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela UFMG. Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pós-graduado em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental pela Universidade Paulista – UNIP.
Experiência Profissional: Experiência de mais de 30 anos em concessões de serviços públicos de água e distribuição de energia em diversas regiões do Brasil, tendo atuado como Executivo em empresas de grande porte, como Cemig, Energisa e Aegea Saneamento.
Guilherme Frasson Neto
Diretor de Operação
Data da Eleição: 25/05/2023
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduado em Gestão de Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Desenvolvimento de Gestores pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Experiência Profissional: Funcionário com mais 35 anos de carreira na Copasa atuando em diversas áreas, com destaque para os cargos de Superintendente de Desenvolvimento Empresarial e Controladoria. Chefe de Departamento de Operações Sul de Minas. Coordenador Técnico Projeto de PPP para sistemas de esgotamento sanitário. Conselheiro de Gestão da COPASS Saúde, Diretor de Operação, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos e Diretor de Operação e Empreendimentos da COPANOR Interino.
Pablo Ferraço Andreão
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos
Data da Eleição: 29/11/2023
Experiência Profissional: a ser atualizada em breve.
Regimento Interno da Diretoria Executiva (aprovado pelo Conselho de Administração em 30/06/2022)
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O Conselho Fiscal funcionará em caráter permanente e será composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros e igual número de suplentes, dos quais um será seu Presidente e outro seu Vice-Presidente, eleitos pela AGO. O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, 1 (uma) vez a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que necessário. As reuniões somente serão instaladas com a presença da maioria de seus membros, incluindo os suplentes no caso de ausência do titular. As deliberações serão tomadas por maioria de votos dos presentes e, no caso de empate, caberá ao Presidente do Conselho o voto de qualidade.
A seguir, relação dos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal da Copasa, cujo prazo de atuação expirará na AGO do exercício de 2024:
Membros do Conselho Fiscal – Efetivos:
Fernando Dal-Ri Murcia
Presidente do Conselho Fiscal
Data da Eleição: 02/06/2023
Graduado em Business Management pela Webber International University (Flórida, EUA), em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito pela Universidade Paulista. Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP.
Experiência Profissional: Ocupações atuais (posição em maio/2023): Professor concursado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP – “campus” SP. Professor convidado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP. Membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS). Consultor, Parecerista e Perito na área de contabilidade societária, avaliação de empresas, governança e sustentabilidade. Membro do Comitê de Auditoria do Banco de Brasília (BRB). Membro do Comitê de Auditoria do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Membro do Comitê de Auditoria da Locaweb S.A. Membro do Comitê de Auditoria da Tegma S.A. Membro do Conselho Fiscal da Terra Santa S.A. Membro Suplente do Conselho Fiscal da Anima Educação S.A. Membro do Comitê Temático de M&A e Reestruturação de Empresas da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial Brasil (CAMARB). Membro do Grupo de Estudos Contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) em matéria contábil-tributária em parceria com o Grupo de Trabalho de Estudos Contábeis da Receita Federal do Brasil (RFB) e também do Grupo de Estudo sobre Concessões (OCPC 05). Membro da Comissão de Finanças e Contabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ocupações anteriores: Presidente do Comitê de Auditoria da FUNCEF. Membro do Comitê de Auditoria e do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A. Presidente do Conselho Fiscal do Grupo Pão de Açúcar. Membro do Conselho Fiscal da Renova Energia S.A. Membro do Conselho Fiscal da Financeira Itaú-CBD (FIC). Membro do Conselho Fiscal da Folha Participações. Membro do Conselho Fiscal da EPTV S.A. Membro do Conselho Fiscal da FUSP. Diretor de Projetos e Pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Membro Suplente do Conselho Fiscal da Usiminas. Membro Suplente do Conselho Fiscal da Gerdau S.A. Membro Suplente do Conselho Fiscal da Marfrig S.A. Representante da América Latina no Programa de Pesquisadores da Deloitte IAAER. Professor concursado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tradutor e Revisor Técnico de Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), pela FIPECAFI, para o Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Analista Contábil do Prêmio Transparência da ANEFAC-FIPECAFI-SERASA. Analista de Orçamentos da Bridgestone Firestone do Brasil. Bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Sérgio Tuffy Sayeg
Eleito pelos Acionistas Minoritários
Data da Eleição: 29/04/2022
Formado em administração de empresas e pós-graduado em mercado de capitais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor em cursos de MBA, pós-graduação e educação executiva do Insper, da FIA Business School, do Ibmec e de entidades do mercado financeiro e de capitais. Qualificado com Certificações por Experiência para Conselheiro de Administração, Conselheiro Fiscal e Comitê de Auditoria pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e, anteriormente, CNPI – Certificação Nacional do Profissional de Investimentos pela APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e Certificação Profissional ANBIMA – série 20.
Experiência Profissional: Desde 1976, atua nos mercados financeiro, de capitais e corporativo, tendo trabalhado como executivo e diretor no Unibanco, Banco London Multiplic, Banco Safra, Seller DTVM, Banco Fibra, Dresdner Asset Management, Bolsa de Valores de São Paulo, SABESP – Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e FIRB – Financial Investor Relations. Membro Independente do Conselho de Administração da Oliveira Trust S.A. desde julho de 2021. Conselheiro Fiscal da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG (2018 – atual) e da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A. (2018 – atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Enauta Participações S.A. (2022 – atual), da São Paulo Turismo S.A., da Companhia de Engenharia de Tráfego (2018 – atual) e do Grupo Educacional Multivix (2021 – atual). Conselheiro de Administração da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. – INVEPAR (2017) e da Lojas Salfer S.A. (2007 – 2009). Membro especializado do Comitê de Auditoria do Banco GM S.A. – Chevrolet Serviços Financeiros (2012 – 2018). Conselheiro Fiscal da CSU Digital S.A. (2008 – 2016, 2018 – 2021), da Enauta Participações S.A. (2014 – 2019, 2021), do Banco Pine S.A. (2022), da Linx S.A. (2018 – 2021), da Eldorado Brasil Celulose S.A. (2017), da Cia. Providência Indústria e Comércio (2012 – 2015), da Marfrig Global Foods S.A. (2010 e 2012) e da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções (2011– 2015). Membro do Audit Committee Institute da KPMG, do EY Board Members Program e das Comissões de Comunicação e Mercado de Capitais e dos Certificados do IBGC. Conselheiro de Administração (2003 – 2008) e vice-presidente da Comissão Internacional do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
Membros do Conselho Fiscal – Suplentes:
Carlos Henrique Guedes
Data da Eleição: 29/04/2022
University of Cambridge, Graduate in Theory of Information, Social Sciences. Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, Resende/RJ. Bacharel em Direito pela UFPA, Belém/PA. Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro/RJ. Mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior, Rio de Janeiro/RJ. MBA em Gestão de Logística pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro/RJ, MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro/RJ. Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior, Rio de Janeiro/RJ.
Experiência Profissional: Atuou como Chief Humanitarian Demining Officer – Inter american Defense Board de Despesas (Diretor Financeiro) da Representação Brasileira Militar na Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington – USA. Diretor e Comandante do 24º Batalhão de Caçadores em São Luís – MA. Assistente do Comandante do Exército Brasileiro.
Eduardo Georges Chehab
Eleito pelos Acionistas Minoritários
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica-USP. Pós-graduado em administração pela FGV. MBA em Finanças pelo Insper.
Experiência Profissional: Tem atuado nos últimos oito anos em conselhos de administração e fiscal de empresas de capital aberto e fechado. Anteriormente, trabalhou durante mais de 30 anos no mercado financeiro, dos quais por 20 anos como executivo da área de crédito para pessoas jurídicas nos bancos ABN AMRO Real e WestLB e diretor de ratings e do escore de governança corporativa na S&P.
Felipe Oliveira de Carvalho
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Engenharia Ambiental.
Experiência Profissional: Diretor Administrativo e Financeiro da Habita House Desenvolvimento e Incorporação (2014-2019), Diretor de Regularização Fundiária, Parcelamento Uso e Ocupação do Solo na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (2019-2020) e Superintendente de Regulação Fundiária e Planejamento Urbano na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (2020-Atual).
Lincoln Teixeira Genuíno de Farias
Data da Eleição: 29/04/2022
Graduado em Gestão Pública. Especialização em Gestão Pública para Resultado. Mestrando em Estudos Anticorrupção.
Experiência Profissional: Auditor de Carreira atuou em diversos órgãos do Governo do Estado de Minas Gerais com destaque para Chefe da Unidade de Auditoria Seccional, no Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (ITER). Auditor Interno, na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Chefe da Unidade de Auditoria Seccional, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Chefe da Unidade de Setorial de Controle Interno na Secretaria de Estado de Administração Prisional e Chefe da Unidade de Setorial de Controle Interno, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Regimento Interno do Conselho Fiscal (aprovado pelo Conselho Fiscal em 30/08/2023)
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Órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração, por ele eleito, formado por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros, em sua maioria independentes, sendo pelo menos 1 (um) dos membros conselheiro de administração independente.
Os mandatos dos membros do COAUDI não integrantes do Conselho de Administração serão de 3 (três) anos, não coincidentes entre todos os membros, admitindo-se uma reeleição. Já o mandato do membro do COAUDI integrante do Conselho de Administração terá seu mandato limitado ao seu prazo de gestão no referido órgão. As reuniões devem ocorrer quando necessário, no mínimo bimestralmente.
A seguir, relação dos atuais membros do Conselho de Auditoria Estatutário:
Marcelo Souza Monteiro
Coordenador do Comitê
Data da Eleição: 27/01/2023
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Economia pela PUC/RJ.
Experiência Profissional: TRIUNFO Participações: membro do Conselho de Administração (2010 – 2019); Equatorial: membro Independente do Conselho de Administração (2015 – 2019); Light: membro do Conselho Fiscal (2020 – 2021). Eletrobras: membro do Conselho Fiscal (2023 – atual).
Artemio Bertholini
Membro do Comitê
Data da Eleição: 27/06/2018 e recondução em 17/06/2021
Graduado em Contabilidade e Economia.
Experiência Profissional: Sócio Diretor das empresas Directa (Auditoria, Consultoria e Outsourcing – 35 anos até 2012): Presidente da Grant Thornton Brasil de 2013 a 2015; Consultor Advisor da FIPECAFI; Membro do Comitê de Auditoria do BB Seguridade e da SANEPAR – Cia. De Saneamento do Paraná e Membro do Conselho Fiscal da Tekno S.A. Ind. E Com.
Brenda Felicia Vieira da Silveira
Membro do Comitê
Data da Eleição: 28/07/2022
Graduada em Ciências Contábeis. Master Studies in Law (MsL) em Anti-Corruption Global Corporate Compliance, pela IE Law School (Madri/Espanha) e International Anti-Corruption Academy Summer Program (Laxenburg, Áustria). Certificada pela Society of Corporate Compliance and Ethics, como CCEP-I (Certified Compliance ; Ethics Professional).
Experiência Profissional: Responsável pela área de Compliance Latam, em empresa de Mineração. Profissional com experiência em Auditoria Externa, Controles Internos (incluindo Sarbanes Oxley), Compliance Anti Corrupção e Investigação Forense. 16 anos de experiência na EY (incluindo 18 meses na EY Estados Unidos), sendo 7 anos dedicados a Compliance/Integridade e Investigação Forense (FCPA, UK Bribery Act e legislação anticorrupção brasileira) – atuando com escritórios de advocacia na prestação de serviços forenses e condução de projetos relacionados a implementação e avaliação de risco de Compliance Anticorrupção e Antissuborno, investigação forense, elaboração e revisão de políticas de Compliance, gestão de riscos de terceiros (incluindo Due Dilligence de terceiros) e condução de Due Dilligence Antissuborno e anticorrupção em pré-aquisições.