1963
– Criação da Companhia Mineira de Água e Esgotos (COMAG)
1971
– Instituição do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA)
1974
– Alteração da denominação para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG
2003
– Abertura de capital
2006
– Realização da Oferta Pública Inicial de Ações (IPO) no Novo Mercado da B3
2007
– Aprovação da Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento)
– Criação de três subsidiárias integrais:
• COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (COPANOR)
• COPASA Águas Minerais de Minas
• COPASA Serviços de Irrigação
2008
– Realização da Oferta Secundária de Ações
2009
– Criação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas (ARSAE-MG)
2015
– Reestruturação organizacional, com redução no número de diretorias, de cargos comissionados e de empregados
2016
– Início da Divulgação de Plano Plurianual de Investimentos (cinco anos)
– Instituição do canal de denúncias – Canal de Linha Ética
– Aumento de capital social (R$128,4 milhões)
– Implantação da Gestão Colegiada
– Instituição da Política Anticorrupção
– Encerramento das atividades da COPASA Serviços de Irrigação e da COPASA Águas Minerais de Minas
2017 e 2018
– Aprimoramento da Governança Corporativa:
• Criação da Superintendência de Compliance
• Implantação do Comitê de Auditoria Estatutário
• Revisão/instituição de Políticas de Governança.
2019 e 2020
– Modificação do Estatuto Social com a redução de 8 para 5 no número máximo de Diretorias.
– Revisão/instituição de Políticas de Governança, com destaque para:
• Política de Brindes e Presentes
• Política de Conflito de Interesses
• Política de Controles Internos
• Política de Doações e Patrocínios
• Política de Due Diligence de Integridade
• Política de Gestão de Riscos Corporativos
• Política de Governança Corporativa
• Política de Reuniões
– Desenvolvimento do Plano de Integridade, com destaque para as seguintes ações:
• Workshop Integridade
• Treinamento de empresas terceirizadas/parceiros
• Dia Internacional Contra a Corrupção
• Campanha interna “COPASA EM COMPLIANCE”.
– Treinamento dos administradores, dos membros do Conselho Fiscal e do COAUDI. Tal treinamento ocorre anualmente, por meio de equipes próprias ou contratadas.
– Avaliação dos membros do Conselho de Administração, do COAUDI, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, realizada em base anual.
2021 e 2022
-Instituição da Política de Remuneração;
-Revisão de diversas políticas de governança da Companhia
-Instituição do Código de Conduta e Integridade para Fornecedores;
-Alterações e atualização do Código de Conduta e Integridade;
– Revisão dos Regimentos Internos do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Comitê de Auditoria Estatutário e da Diretoria Executiva.
– Instituição do Comitê de Gestão de Pessoas e do Comitê de Investimentos, ambos ligados ao Conselho de Administração.
Atualizações recentes
– Instituição do Comitê de Governança, com reporte ao Conselho de Administração.
– Estabelecimento da Política de Diversidade e Inclusão e da Política de Sustentabilidade.
– Instituição do Comitê de Sustentabilidade, responsável, sobretudo, por garantir o alinhamento da Companhia às melhores práticas de mercado relacionadas à gestão da sustentabilidade.
– Instituição do Comitê de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de contribuir para a efetiva materialização do tema diversidade e inclusão na Companhia.
– Contratação em 2023 de consultoria especializada, a fim de adequar seus processos às boas práticas internacionais de compliance, visando à certificação na ISO 37.301.