1963

– Criação da Companhia Mineira de Água e Esgotos (COMAG)


1971 

– Instituição do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA)


1974

– Alteração da denominação para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG


2003

– Abertura de capital


2006

– Realização da Oferta Pública Inicial de Ações (IPO) no Novo Mercado da B3


2007

– Aprovação da Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento)

– Criação de três subsidiárias integrais:

• COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (COPANOR)

• COPASA Águas Minerais de Minas

• COPASA Serviços de Irrigação


2008

– Realização da Oferta Secundária de Ações


2009

– Criação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas (ARSAE-MG)


2015

–  Reestruturação organizacional, com redução no número de diretorias, de cargos comissionados e de empregados


2016

– Início da Divulgação de Plano Plurianual de Investimentos (cinco anos)

– Instituição do canal de denúncias – Canal de Linha Ética

– Aumento de capital social (R$128,4 milhões)

– Implantação da Gestão Colegiada

– Instituição da Política Anticorrupção

– Encerramento das atividades da COPASA Serviços de Irrigação e da COPASA Águas Minerais de Minas


2017 e 2018

– Aprimoramento da Governança Corporativa:

• Criação da Superintendência de Compliance

• Implantação do Comitê de Auditoria Estatutário

• Revisão/instituição de Políticas de Governança.


2019 e 2020

– Modificação do Estatuto Social com a redução de 8 para 5 no número máximo de Diretorias.

– Revisão/instituição de Políticas de Governança, com destaque para:

• Política de Brindes e Presentes

• Política de Conflito de Interesses

• Política de Controles Internos

• Política de Doações e Patrocínios

• Política de Due Diligence de Integridade

• Política de Gestão de Riscos Corporativos

• Política de Governança Corporativa

• Política de Reuniões

– Desenvolvimento do Plano de Integridade, com destaque para as seguintes ações:

• Workshop Integridade

• Treinamento de empresas terceirizadas/parceiros

• Dia Internacional Contra a Corrupção

• Campanha interna “COPASA EM COMPLIANCE”.

– Treinamento dos administradores, dos membros do Conselho Fiscal e do COAUDI. Tal treinamento ocorre anualmente, por meio de equipes próprias ou contratadas.

– Avaliação dos membros do Conselho de Administração, do COAUDI, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, realizada em base anual.

 

2021 e 2022

-Instituição da Política de Remuneração;

-Revisão de diversas políticas de governança da Companhia

-Instituição do Código de Conduta e Integridade para Fornecedores;

-Alterações e atualização do Código de Conduta e Integridade;

– Revisão dos Regimentos Internos do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Comitê de Auditoria Estatutário e da Diretoria Executiva.

– Instituição do Comitê de Gestão de Pessoas e do Comitê de Investimentos, ambos ligados ao Conselho de Administração.

 

Atualizações recentes

– Instituição do Comitê de Governança, com reporte ao Conselho de Administração.

– Estabelecimento da Política de Diversidade e Inclusão e da Política de Sustentabilidade.

– Instituição do  Comitê de Sustentabilidade, responsável, sobretudo, por garantir o alinhamento da Companhia  às melhores práticas de mercado relacionadas à gestão da sustentabilidade.

– Instituição do Comitê de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de contribuir para a efetiva materialização do tema diversidade e inclusão na Companhia.

– Contratação em 2023 de consultoria especializada, a fim de adequar seus processos às boas práticas internacionais de compliance,  visando à certificação na ISO 37.301.