Políticas

Política de Elegibilidade de Membros Estatutários(aprovada pelo Conselho de Administração em 08/03/2018)
Tem por objetivo definir os princípios, critérios e vedações a serem observados para indicação de membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário. 
Clique aqui para acessá-la.

A seguir, os Formulários de Elegibilidade dos Administradores, membros do Conselho Fiscal e membros do Comitê de Auditoria Estatutário:

Anexo I – Formulário de Elegibilidade dos Administradores (aprovado pelo Conselho de Administração em 08/03/2018)
Esse Formulário tem por objetivo a verificação dos requisitos e vedações legais e estatutários exigidos para indicação dos Administradores.
Clique aqui para acessá-lo.

Anexo II – Formulário de Elegibilidade do Conselho Fiscal (aprovado pelo Conselho de Administração em 08/03/2018)
Esse Formulário tem por objetivo a verificação dos requisitos e vedações legais e estatutários exigidos para indicação de Conselheiro Fiscal.
Clique aqui para acessá-lo.

Anexo III – Formulário de Elegibilidade dos membros do Comitê de Auditoria Estatutário – COAUDI (aprovado pelo Conselho de Administração em 08/03/2018)
Esse Formulário tem por objetivo a verificação dos requisitos e vedações legais e estatutários exigidos para indicação dos membros do Comitê de Auditoria Estatutário
Clique aqui para acessá-lo.

Política de Dividendos (aprovada pela Assembleia Geral realizada em 07/05/2018)
Tem por objetivo definir as práticas adotadas pela Companhia quanto à remuneração dos acionistas, de modo a dar transparência ao mercado e aos investidores, proporcionando-lhes previsibilidade nos rendimentos e buscando atender aos melhores padrões de Governança Corporativa.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Gestão de Riscos Corporativos (aprovada pelo Conselho de Administração em 08/03/2018)
Tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados nas atividades relacionadas à gestão dos riscos corporativos da Copasa e de suas subsidiárias e orientar as ações para a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Divulgação e Negociação (aprovada pelo Conselho de Administração em 07/02/2018)
Tem por objetivo estabelecer diretrizes, procedimentos e responsabilidades a serem observados pela Copasa, Pessoas Vinculadas e Pessoas Ligadas no que se refere à identificação, manutenção da confidencialidade e divulgação adequada de informações que possam constituir atos ou fatos relevantes, ao correto contato dos representantes da Companhia com a mídia e a sociedade e à negociação de Valores Mobiliários emitidos pela Companhia ou a eles referenciados.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Transações com Partes Relacionadas (aprovada pelo Conselho de Administração em 12/12/2019).
Tem por objetivo estabelecer diretrizes e critérios a serem observados quando da ocorrência de transação envolvendo partes relacionadas, procedimentos para situação que possam envolver conflitos de interesses, competências para identificação e divulgação das transações ocorridas e garantir a aderência aos preceitos legais e às melhores práticas de governança corporativa.
Clique aqui para acessá-la.

Política Anticorrupção (aprovada pelo Conselho de Administração em 13/09/2016).
Tem por objetivo contribuir para a identificação e a mitigação de riscos de atos lesivos praticados contra a empresa e suas subsidiárias, tais como desvios, fraudes e irregularidades.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Responsabilidade Social (aprovada pelo Conselho de Administração em 07/07/2015).
Tem por objetivo assegurar que a gestão da responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, sendo praticada em suas relações e levando em conta os interesses de seus stakeholders.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Conflito de Interesses (aprovada pelo Conselho de Administração em 25/04/2019)
Tem como objetivo estabelecer diretrizes e orientar na identificação, declaração e tratamento de situações que possam caracterizar conflitos de interesse reais ou potenciais.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Brindes e Presentes (aprovada pelo Conselho de Administração em 25/04/2019)
Tem por objetivo estabelecer as diretrizes, orientar e auxiliar a conduta dos colaboradores da Copasa quanto ao recebimento de brindes, presentes, convites, ingressos para entretenimento, refeições, hospitalidades e cortesias nas suas relações profissionais, visando evitar a concessão de favorecimentos ou privilégios indevidos, bem como a ocorrência de desvios de conduta, conflito de interesses e outros atos irregulares ou ilícitos.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Controles Internos (aprovada pelo Conselho de Administração em 25/04/2019)
Tem por objetivo estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades do Sistema de Controles Internos, visando seu fortalecimento.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Gestão de Segurança de Barragens de Água (aprovada pelo Conselho de Administração em 23/05/2019)
Tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes, responsabilidades e padrões de segurança de barragens de água para que sejam seguidos pelos colaboradores, de forma a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Governança Corporativa (aprovada pelo Conselho de Administração em 12/12/2019)
Tem por objetivo consolidar os princípios, diretrizes e as melhores práticas de gestão pelos quais a COPASA MG é dirigida e monitorada.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Participações Societárias (aprovada pelo Conselho de Administração em 23/05/2018)
Tem como objetivo estabelecer as diretrizes para a participação da Companhia, como minoritária, em sociedade empresarial, elencando as práticas de governança corporativa a serem observadas, visando alcançar resultados sustentáveis no longo prazo, ajustados a níveis de riscos e controles adequados para a COPASA MG.
Clique aqui para acessá-la.

Política de Due Diligence de Integridade (aprovada pelo Conselho de Administração em 23/01/2020)
Tem por objetivo estabelecer princípios e diretrizes para evitar a ocorrência de atos lesivos contra a COPASA MG e, por conseguinte, garantir a execução dos contratos em conformidade com a lei e normativos; reduzir os riscos de integridade inerentes aos contratos; prover maior segurança e transparência na sua consecução; obter melhores desempenhos e garantir a qualidade nas relações contratuais.
Clique aqui para acessá-la.

Regulamento de Proteção a Informações – Sigilos Estratégico, Comercial e Industrial (aprovado pelo Conselho de Administração em 23/05/2018)
Tem por objetivo estabelecer critérios para a definição das informações que devem ser protegidas pelos sigilos estratégico, comercial e industrial, bem como orientar administradores, gestores e empregados da COPASA MG e suas subsidiárias quanto a sua disponibilização.
Clique aqui para acessá-lo.

Plano de Integridade

Plano de Integridade (aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada em 13/12/2018)

Clique aqui para acessá-lo.