Em 1963, o Estado de Minas Gerais criou a COMAG (Companhia Mineira de Água e Esgoto), visando a fornecer os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros.
Com a instituição do Sistema Financeiro do Saneamento e do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA), foram criadas as Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Nesse tempo, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DEMAE), responsável pelos serviços de saneamento de Belo Horizonte, foi incorporado pela COMAG. Dessa forma, com incorporações municipais e crescimento vertiginoso, a então COMAG acabou por, em 1974, alterar o nome social para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG.
Principais Marcos
2000
Alteração da Lei Estadual nº 6084/1973 (lei de criação da Companhia), ampliando as competências da Companhia e permitindo atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Em complemento, foram autorizadas parcerias com empresas nacionais e estrangeiras, além da possibilidade de realização de convênios ou contratos com entes da União, Estados e Municípios ou entidades da administração indireta de qualquer dos níveis de governo.
2003
Abertura de Capital.
2006
Realização do IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), ingressando diretamente no Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa
2007
Criação de três subsidiárias integrais: COPANOR (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação. Aprovação da Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento), que estabeleceu novas regras e diretrizes para a regulação, fiscalização, planejamento e prestação de serviços.
2008
Realização de oferta secundária de ações, na qual o município de Belo Horizonte, segundo maior acionista até então, aliena a totalidade das ações que possuía. O Estado de Minas Gerais, que continuaria como acionista controlador, vende parte das ações que detinha.
2009
Criação da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), por meio da Lei Estadual nº 18.309/2009, tendo como objetivos regulamentar e fiscalizar as atividades de saneamento, além de determinar a estrutura tarifária.
2011
Estabelecimento da metodologia para o cálculo de reajuste tarifário dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sujeitos à regulação pela ARSAE-MG, por meio da Resolução nº 03/2011, que foi revogada em junho de 2021.
2015
Reestruturação organizacional, com redução no número de Diretorias, de cargos comissionados e de empregados.
2016
Encerramento das atividades das subsidiárias COPASA Serviços de Irrigação e da COPASA Águas Minerais de Minas, cujas finalidades não guardavam sintonia com a Estratégia Corporativa da Companhia.
2017
Conclusão, pela Agência Reguladora, da primeira revisão tarifária da Companhia.
Assinatura da primeira concessão para operação de aterro sanitário, junto ao município de Varginha, cabendo à Copasa o recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos.
2018
Aprimoramento da Governança Corporativa, com a criação da Superintendência de Conformidade e Riscos, implantação do Comitê de Auditoria Estatutário e revisão/instituição de Políticas de Governança. Além disso, ocorreu a divulgação, pela primeira vez, do Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) e da Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa.
2019
Início de profundas transformações na Companhia, de modo a prepará-la para enfrentar o novo ambiente que se descortina para o setor de saneamento. Houve ampla reestruturação da empresa, revisão do planejamento estratégico e readequação da estrutura organizacional, com redução no número máximo de diretorias de 8 (oito) para 5 (cinco) e de quase 20% das unidades organizacionais. Foi criada a Diretoria de Relacionamento e Mercado para dar mais eficiência às ações de relacionamento com clientes, sejam consumidores ou poder concedente, bem como para organizar melhor o processo de prospecção e captação de oportunidade de negócios.
Alinhados ao Plano de Integridade, foram criadas e implementadas as políticas de Controle Interno, Brindes e Presentes, Conflito de Interesses, Governança Corporativa e revisada a Política de Transações com Partes Relacionadas.
2020
Adoção de ação emergencial, em função da pandemia do Covid-19, com a criação de Comitê Multidisciplinar – Prevenção ao Covid-19, visando a preservar a integridade e saúde dos seus colaboradores, a qualidade e eficiência na prestação dos serviços e a manutenção do relacionamento com seus clientes. Nesse sentido, foram adotadas ações para garantir a prestação de serviços e para minimizar os impactos para a população, com a flexibilização de práticas comerciais, destacando-se a não realização de corte no fornecimento de água e nem cobrança de juros e multas de clientes da categoria residencial social, bem como medidas preventivas no tocante ao relacionamento com o público, incluindo o fechamento das agências de atendimento.
Aprovação do Novo Marco do Saneamento em julho de 2020 (Lei Federal nº 14.026/2020), trazendo profundas mudanças no setor, dentre elas, a fixação de metas para a universalização na prestação de nossos serviços até 31.12.2033, sendo 99% de cobertura em água potável e 90% em coleta e tratamento de esgoto; metas de não intermitência; melhoria dos processos de tratamento; expansão dos serviços; redução de perdas; qualidade na prestação dos serviços; eficiência; e uso racional de recursos naturais.
Início, em maio de 2020, pela Arsae-MG dos procedimentos para a 2ª (segunda) Revisão Tarifária da Copasa.
Ainda em 2020, foram tomadas uma série de iniciativas com destaque para:
- Redefinição do posicionamento estratégico da Copasa, ressaltando que todos os empregados tiveram a oportunidade de contribuir com este processo, cujo objetivo foi incorporar, na identidade organizacional da Copasa, elementos que caracterizem transformação inovadora, foco no cliente e sustentabilidade do negócio, ou seja, uma identidade organizacional alinhada à nova Copasa.
- Ratificação do compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável por meio da adesão ao Pacto Global da ONU e o engajamento com as suas iniciativas, integrando a Rede Desafio 2030 em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global.
- Desdobramento da totalidade das ações ordinárias da Copasa, na proporção de 1 (uma) ação ordinária para 3 (três) ações, tendo como objetivo aumento da liquidez, expansão e pulverização da base acionária, bem como acesso de diferentes perfis de investidores.
- Continuidade no aprimoramento da Governança, com a instituição e revisão de políticas e realização de avaliação e treinamentos para os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário.
2021
Como destaque do ano de 2021, pode-se citar:
Implementação, de Plano de Desligamento Voluntário Incentivado – PDVI da Companhia, que contou com a adesão de aproximadamente 1,1 mil empregados.
Conclusão, pela Arsae-MG da 2ª (segunda) Revisão Tarifária da Copasa, com vigência de 4 (quatro) anos. Na oportunidade, foi divulgada nova metodologia de cálculo de reajuste tarifário anual.
Realização de R$1,0 bilhão em investimentos em 2021.
2022
No ano de 2022, destacam-se os seguintes acontecimentos:
Realização de R$1,3 bilhão em investimentos em 2022, no âmbito da Controladora.
Continuidade das ações visando à redução nos custos, com destaque para a contratação, pela primeira vez, de energia no mercado livre.
Divulgação, pela Arsae-MG, em novembro 2022, do Reajuste Tarifário aplicado pela COPASA MG a partir de 1° de janeiro de 2023. O Efeito Tarifário Médio (ETM) foi de 15,7%.
2023
No ano de 2023, merecem destaques os seguintes acontecimentos:
Implementação, de Plano de Desligamento Voluntário Incentivado – PDVI da Companhia, que contou com a adesão de aproximadamente 730 empregados.
Evolução de 35% no EBITDA e de 63,6% no Lucro líquido, cujos valores anuais foram de R$2,7 bilhões e R$1,4 bilhão, respectivamente.
Atingimento, em dezembro de 2023, de 2,97% no nível de inadimplência, menor patamar observado nos últimos 7 (sete) anos.
Realização de investimentos no montante de R$1,6 bilhão.
Continuidade na ampliação dos serviços, sendo que a cobertura de água manteve acima dos 99%, superior ao preconizado pelo Novo Marco do Saneamento. Quanto ao esgoto coletado e tratado, o índice de cobertura global no ano foi de 75%, 2,9 p.p. (pontos percentuais) superior ao indicador apresentado em 2022 (72%).
Inclusão na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 referente a 2024, em reconhecimento a sua estratégia ESG e de seu comprometimento com a temática da sustentabilidade.